Argentina, Puntos Turísticos, Tips de Viaje

Um passeio pela Reserva Natural Otamendi em Campana

Se você é do tipo de viajante que gosta de ar livre e do contato com a natureza, não deixe de visitar a Reserva Natural Otamendi, em Campana. Ela está situada a apenas 67.5 km da capital Buenos Aires. É pura natureza pertinho da cidade.

A Reserva Natural Otamendi está localizada no noroeste da Província de Buenos Aires, nas regiões do Rio Luján e Otamendi, entre a rodovia Panamericana (RN 9) e o Río Paraná de las Palmas, no distrito de Campana. É um bonito passeio para fazer quando visitar Campana. Ideal para curtir um lindo dia ao ar livre e aproveitar as caminhadas que a reserva oferece.

A Reserva Natural de Otamendi foi criada em 1990 e tem uma área de 2600 hectares onde você encontra uma enorme diversidade de paisagens naturais: florestas ribeirinhas e de planície que fazem parte do Delta do Paraná, encostas naturais com florestas madeireiras e áreas de altitude com prados pampeanos.

É um refúgio atraente para a fauna regional e um local de encontro para os amantes da ecologia e os observadores de pássaros. Nos prados altos há pássaros locais como o misto e as corbatitas e aves como o perdiz. Também é possível avistar zorzales, tacuaritas azuis e pepiteros. Em sua fauna, a reserva também protege os animais em perigo de extinção, como o cervo dos pântanos, o lobito de río e o federal.

Visitar a Reserva Natural Otamendi é um ótimo passeio para curtir em família, a poucos quilômetros da cidade. Uma excelente oportunidade para aprender com a natureza. A reserva possui um centro de informação, instalações sanitárias em muito bom estado e oferece caminhadas guiadas de baixa e média dificuldade.

A Reserva Natural Otamendi em Campana também conserva restos de antigos assentamentos pré-hispânicos que pertenceram a grupos de caçadores e pescadores.

Vale a pena ir de manhã e levar algo para almoçar ou comer algo em alguma parrilla local nos arredores do local. Dentro da reserva, há um local arborizado com mesas para piquiniques. O ideal é ir em um dia de sol para relaxar e descansar um pouco da cidade.

Dicas para ter em mente

  •  É recomendável visitar a Reserva na primavera porque o clima é mais agradável e pela variedade de aves que podem ser avistadas.
  • Não é permitido fazer fogueiras por ser uma zona natural protegida.
  • É recomendável levar repelente porque há muitos mosquitos.
  • Não esquecer de registrar sua entrada e voltar das trilhas uma hora antes do fechamento.
  • Usar roupa confortável, protetor solar, um bom tênis, levar câmera de fotos e se possível, binóculos para observar melhor as aves.

Informação útil sobre a Reserva Natural Otamendi em Campana

Como chegar

  • De carro

De Buenos Aires, pela RN 9 (Panamericana) até Rómulo Otamendi (entre Escobar e Campana, na altura do km 68). Depois, percorrer 2 km pela rua principal para chegar até a entrada da reserva.

  • Outros meios de transporte

Também é possível ir de ônibus (a empresa Chevallier faz o percurso entre Once e Zárate e lhe deixa no km 68 da rodovia Panamericana) e de trem (linha Mitre até a estação Otamendi, com baldiação em Villa Ballester). Campana dispõe de serviço regular de ônibus da cidade.

Horários

  • De segunda a sexta: De 8 h às 18 h.
  • Sábados, domingos e feriados: De 10 h às 18 h.
  • As trilhas fecham às 17 h, ainda que esteja permitido permanecer na área de piquenique até as 18 h.

Tarifas

  • A entrada é gratuita.

Serviços para o visitante

  • Centro de visitantes e auditório com palestras informativas ministradas pelos guardas florestais.
  • Serviços de guias da natureza que permitem conhecer e interpretar os diferentes ambientes. Devem se contratados com antecipação, através do email guiasotamendi@gmail.com.
  • Visitas para grupos escolares.
  • Local para estacionamento.
  • Sanitários.
  • Área para piquenique.

Contato

Dazzler Hoteles

Simple. Urbano. Moderno
Somos una cadena de hoteles 4 estrellas superior.
Una opción moderna orientada tanto al turismo corporativo como al recreativo.
Nuestros 9 hoteles, en 6 ciudades diferentes, tiene ubicaciones estratégicas y privilegiadas sobre avenidas principales, zonas gastronómicas, culturales y comerciales.
Vení a vivir el mundo Dazzler.
Dazzler Hoteles

2 Replies to Um passeio pela Reserva Natural Otamendi em Campana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *